Serviços

Os principais serviços prestados pela DGTI e os respectivos públicos-alvo são:

I. Serviços disponibilizados para departamentos, Pró-Reitorias, diretorias, setores e unidades organizacionais:

  • Web hosting (Hospedagem de website) e domínio virtual em diversas modalidades, a saber:
    1. Hospedagem Compartilhada (Shared Hosting): Este tipo de web hosting, oferecido pela DGTI, caracteriza-se pelo partilhamento do servidor web e dos seus recursos (banco de dados, linguagens de scripts, espaço em disco, dentre outros) para departamentos, órgãos e setores;
    2. Hospedagem Dedicada (Dedicated Hosting): Por meio de virtualização de servidores, o servidor web e todos os seus recursos são utilizados de modo exclusivo por um único cliente ou website, sendo, geralmente, utilizados por websites de maior dimensão e com elevado tráfego. Na UFLA, alguns clientes deste serviço são a Copese, DRCA e CEAD;
    3. Alojamento de Servidores (Colocation/Housing): Esta modalidade de web hosting é muito semelhante ao Dedicated Hosting, porém a diferença básica reside no fato de que o servidor web é de propriedade do cliente, tendo este responsabilidade não apenas pelo software, mas também pelo hardware. Servidores alojados na DGTI: AVA do curso de Administração Pública, AVA do DEG, servidores do curso de Administração de Redes Linux, CoffeScience, convênio com a Polícia Militar, além do DAE, DCC e Associação de Docentes da UFLA.
  • E-mails de unidades organizacionais (e-mails para chefias, setores, secretarias, coordenadorias, divisões, cursos, departamentos, dentre outros);C. Projetos e instalação de redes convergentes de dados, voz e vídeo por meio de cabeamento estruturado ou rede sem fio;Serviços de telefonia convencional e VOIP;
  • Instalação, manutenção e reparo de ramais digitais e analógicos.
  • Administração, suporte e infraestrutura de redes de computadores, abrangendo os serviços de ampliação, manutenção, instalação e reparo de pontos de rede;
  • Suporte à elaboração de editais de compra de equipamentos de infraestrutura de redes, servidores e desktops;
  • Consultoria interna em soluções de Tecnologia da Informação;
  • Instalação de antivírus institucional (Solução Cliente/Servidor Mcaffee);
  • Suporte, manutenção e administração do servidor de bancos de dados institucional;
  • Suporte aos laboratórios institucionais administrados pela DADP;
  • Manutenção em equipamentos computacionais que não possuam assistência técnica especializada (monitores, impressoras, multifuncionais, projetores multimídia, etc.);
  • Instalação e manutenção de sistemas de controle de acesso (catracas eletrônicas, fechos eletrônicos e controles biométricos), mediante solicitação dos setores e departamentos que demandarem esse serviço (sujeito a estudo prévio de viabilidade técnica e disponibilização de recursos financeiros pelo departamento/setor);
  • Administração e monitoramento de serviços de rede: correio eletrônico, telefonia VOIP, rede sem fio, DNS, proxy e servidores web;
  • Serviços de vídeo vigilância e vídeo conferência.

II. Serviços disponibilizados a toda comunidade acadêmica:

  • Acesso à internet (cabeada e wireless);
  • Segurança computacional (firewall, antivírus, anti spyware, detecção de intrusão e filtro de conteúdo);
  • Acesso ao serviço de correio eletrônico;
  • Suporte e manutenção das listas de discussões;
  • Sistema de autenticação e identificação única integrado à base de dados do SIG-UFLA;
  • Capacitação de servidores técnico-administrativos por meio de cursos promovidos pela PRGDP em conjunto com os analistas e técnicos em TI da DGTI;
  • Capacitação de discentes (cursos de extensão e participação em semanas acadêmicas);
  • Cursos especializados (ferramentas e softwares) para servidores técnico-administrativos e docentes;
  • Suporte e atendimento ao usuário;
  • Acesso aos periódicos da CAPES fora da rede UFLA, mediante autenticação prévia em servidor de Proxy;

III. Serviços disponibilizados à Administração Executiva:

  • Gerenciamento do projeto de desenvolvimento do SIG-UFLA;
  • Manutenção e administração do sistema de vídeo monitoramento do Campus;
  • Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação.

IV. Serviços disponibilizados aos discentes:

  • Disponibilização de acesso a Internet no Alojamento Estudantil;
  • Acesso aos periódicos da Capes fora de rede UFLA, mediante autenticação prévia;
  • Acesso ao hotspot (rede sem fio) institucional nas áreas externas do campus, cantina, centro de convivência e pavilhão de aulas;
  • Acesso aos módulos de registro e controle acadêmico, na Central do Aluno, disponibilizados no SIG-UFLA, que incluem serviços de matrícula e rematrícula online, verificação de notas, histórico, trancamento e reaproveitamento de créditos;
  • Cartão de identificação pessoal para acesso ao Restaurante Universitário (RU) e Biblioteca;
  • Acesso ao software gerenciador de créditos do RU (extrato).

V. Serviços disponibilizados aos docentes:

  • Antivírus institucional;
  • Acesso ao hotspot (rede sem fio) institucional nas áreas externas do campus, cantina, centro de convivência e pavilhão de aulas;
  • Cursos de capacitação em ferramentas e softwares;
  • Acesso aos periódicos da Capes fora de rede UFLA, mediante autenticação prévia;
  • Consultoria interna na especificação de equipamentos, softwares e soluções de TI;
  • Acesso aos módulos acadêmicos disponibilizados no SIG-UFLA, oferecendo serviços como: lançamento de notas, cadastro de ementas, planos de ensino, consulta a oferta de cursos e locais de aula, cadastro de atividades acadêmicas (RAD);
  • Cartão de identificação pessoal para acesso ao RU e Biblioteca;
  • Acesso ao software gerenciador de créditos do RU (extrato);
  • E-mail institucional;
  • VOIP e ramal telefônico convencional, mediante autorização da chefia imediata.

VI. Serviços disponibilizados aos servidores técnico-administrativos:

  • Antivírus institucional;
  • Acesso ao hotspot (rede sem fio) institucional nas áreas externas do campus, cantina, centro de convivência e pavilhão de aulas;
  • Cursos de capacitação em ferramentas, softwares e gestão da tecnologia da informação;
  • Acesso aos periódicos da Capes fora de rede UFLA, mediante autenticação prévia;
  • Consultoria interna na especificação de equipamentos, softwares e soluções de TI;
  • Acesso aos módulos administrativos do SIG-UFLA, disponibilizado aos setores, mediante autorização da chefia imediata;
  • Cartão de identificação pessoal para acesso ao RU e Biblioteca;
  • Acesso ao software gerenciador de créditos do RU (extrato);
  • E-mail institucional;
  • VOIP e ramal telefônico convencional (mediante autorização da chefia imediata).

VII. Serviços disponibilizados aos funcionários terceirizados:

  • Antivírus institucional;
  • Acesso ao hotspot (rede sem fio) institucional nas áreas externas do campus, cantina, centro de convivência e pavilhão de aulas;
  • Cursos de capacitação em ferramentas, softwares e gestão da tecnologia da informação;
  • Acesso aos periódicos da Capes fora de rede UFLA, mediante autenticação prévia;
  • Consultoria interna na especificação de equipamentos, softwares e soluções de TI;
  • Acesso aos módulos administrativos do SIG-UFLA, disponibilizado aos setores, desde que seja feita a solicitação por memorando no sistema de suporte, assinado pela chefia imediata e entregue à DGTI;
  • Cartão de identificação pessoal para acesso ao RU e Biblioteca;
  • Acesso ao software gerenciador de créditos do RU (extrato);
  • E-mail institucional;
  • VOIP e ramal telefônico convencional, mediante autorização da chefia imediata.

VIII. Serviços disponibilizados a fundações, entidades, sindicatos, empresas, cooperativas, associações e demais organizações instaladas no campus, e que mantêm convênio formal com a UFLA:

  • Acesso a Internet, condicionado ao respeito, cumprimento e observância da Política de Segurança da Informação e normas de utilização dos recursos computacionais e demais procedimentos de segurança da informação;
  • Contas de e-mails institucionais, mediante autorização da PROPLAG;
  • Cartão de identificação pessoal para acesso ao RU e Biblioteca, mediante autorização da PROPLAG.