Boas práticas de segurança para o uso do e-mail institucional

 A UFLA não envia mensagens de recadastramento por e-mail! Qualquer solicitação nesse sentido é falsa e não deve ser respondida.

 A UFLA não dispara e-mails solicitando dados pessoais. Todas as informações cadastrais dos usuários da rede UFLA são gerenciadas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG).

Exemplos de mensagens falsas:

 

 

 Nunca revele dados pessoais e privados por e-mail (senha do email, códigos de cartões de crédito, identidade, CPF, entre outros).

 Se houver necessidade de envio de mensagens para um número muito grande de pessoas, deve-se solicitar à DGTI a criação de listas de e-mail, pois a prática de envio para muitos usuários afetam a reputação do servidor de e-mail institucional, fazendo com que ele caia em listas de spam, interrompendo seus serviços.

 Não faça registros em sites ou listas de informação de atualizações, mesmo que prometam não divulgar os dados. Se você é o tipo de utilizador ávido de informação ou gosta de experimentar software da internet, é recomendado o uso de contas pessoais de correio eletrônico e não o e-mail institucional.

 Desconfiar de qualquer mensagem de origem desconhecida, a qual deverá ser apagada e, principalmente, não cair na tentação de responder, pois assim confirmará a existência da sua conta.

 Por fim, apesar de o servidor de correio institucional já contemplar proteção antivírus, convém manter uma aplicação dessa natureza sempre atualizada. A DGTI possui antivírus institucional disponível para uso em máquinas da UFLA.