PDTIC 2017 – 2020 da UFLA

          No cenário atual de constantes mudanças, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação  (PDTIC) é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, habilitando-o a agir de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades. O PDTIC representa um instrumento de gestão para a execução das ações e projetos de TIC da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados em TIC, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e, por fim, melhorar a qualidade do gasto público e o serviço prestado ao cidadão e à sociedade como um todo (Guia de Elaboração de PDTIC do SISP – versão 2.0).

          O PDTIC da Universidade Federal de Lavras tem validade para os anos de  2017 a 2020 e foi elaborado procurando-se realizar o alinhamento dos objetivos de TI com os objetivos estratégicos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2016-2020 da UFLA. Desta forma, identificando-se as necessidades de TI alinhadas aos objetivos estratégicos institucionais, por meio da análise de documentos e intenso trabalho de levantamento de necessidades junto aos diversos setores organizacionais, acredita-se que a execução e acompanhamento regular deste plano, será uma ferramenta essencial para que a Tecnologia da Informação seja usada de maneira estratégica e eficiente na UFLA.

          A existência do PDTIC é uma questão de conformidade com a IN04/2014 da  STI/MP, o Decreto 8.638/2016 e a Portaria N° 19 de 29 de maio de 2017 da STI/MP, dentre outros mecanismos de governança. Além da conformidade com as legislações vigentes, a elaboração do PDTIC pode ser justificada por meio de alguns fatores motivacionais, a saber:

  • Alocação mais adequada dos recursos da área de TIC de acordo com as prioridades institucionais e com os resultados esperados;
  • Obtenção de propostas mais vantajosas para a Administração Pública (economicidade);
  • Fortalecimento das ações de TIC (efetividade);
  • Facilitação da gestão dos recursos da TIC (governança);
  • Geração de valor para o órgão pela atuação estratégica da TIC;
  • Satisfação dos “clientes” da TIC (áreas finalísticas);
  • Disciplinar a utilização dos recursos orçamentários para a área de TIC;
  • Maior transparência para o cidadão; e
  • Maior compartilhamento de informações.

          Para acessar a versão final do documento aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFLA no dia 01/12/2017 acesse o documento PDTIC 2017-2020.  A minuta do PDTIC 2017-2020 foi encaminhada ao reitor da UFLA que, por meio da Portaria Nº 1.273 de 1º de dezembro de 2017, ratificou a aprovação do documento.  O Extrato do PDTIC 2017-2020, bem como a PORTARIA Nº 1.273 foram publicados na página 47 da Seção 1 da Edição 235 do Diário Oficial da União do dia 08/12/2017.